segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Dicas para ter sucesso como Engenheiro Civil


Imagine uma vida sem saneamento básico, moradia e transporte? Quando observamos ao redor, verificamos que a maioria das coisas que fazem parte do nosso dia a dia é fruto do trabalho do engenheiro.
Os engenheiros são os principais atores envolvidos diretamente na pesquisa, na concepção e no desenvolvimento de cada produto que se lança no mercado, de cada edifício que se constrói nas cidades, de cada ponte, de cada estrada, de cada rua onde as pessoas passeiam a pé ou em seus automóveis.
O curso de engenharia civil tem enfoque em disciplinas de matemática e física que, reforçada por conhecimentos em finanças, torna o profissional de engenharia um dos mais disputados pelo mercado de trabalho. A faculdade de Engenharia forma profissionais responsáveis juridicamente por um projeto, ou parte dele, do início ao término. Por ser um profissional, a princípio generalista, ele é plenamente adaptável em diversas áreas e campos de trabalho.

Quais habilidades é preciso ter para ser um bom Engenheiro?

engenheiro-civil-blog-unipe-graduacao

Gerenciar, planejar, analisar e executar projetos que visam o bem-estar da sociedade e a proteção do meio ambiente são algumas das habilidades de um engenheiro civil.
Para obter sucesso profissional, o Engenheiro Civil necessita pensar e buscar soluções criativas e econômicas para os mais diversos problemas da sociedade, baseando-se em critérios de sustentabilidade e otimização de recursos; atento aos reflexos sociais e ambientais dos seus atos e, nesse contexto, encontrar soluções que sejam adequadas no âmbito político, social, econômico e ecológico.
O profissional desta área atuará com a construção civil, transportes, geotécnica e aproveitamento de recursos naturais.

Confira a seguir algumas dicas para iniciar uma carreira de sucesso:

Para ter sucesso na carreira de Engenheiro Civil é preciso tomar alguns cuidados, por isso confira algumas dicas que podem lhe ajudar a se tornar um profissional de sucesso:
  • Faça o curso em uma Instituição de Ensino Superior conceituada e de credibilidade, que lhe proporcione o conhecimento adequado;
  • Dedique-se aos estudos durante toda a sua formação para somar o máximo de conhecimento possível;
  • Procure conhecimento extraclasse tais como pesquisa, monitoria, extensão e estágios;
  • Participe de eventos da área, como seminários, workshop e visitas técnicas;
  • Busque experiências práticas e não obrigatórias;
  • Se mantenha atualizado politicamente e economicamente;
  • Busque conhecimentos extras sobre mercado e gestão;
  • Tenha sensibilidade para programar transformações que proporcionem a melhoria na qualidade de vida das pessoas;
  • Seja capaz de realizar projetos de inclusão social;
  • Crie projetos sustentáveis que utilizem novas tecnologias e materiais;
Estas dicas podem lhe ajudar não apenas a se tornar um bom profissional, mas também a ser reconhecido e ter sucesso durante toda a sua carreira.
Se você quer mais do que um diploma em Engenharia Civil e se identificou com este conteúdo, então é hora de dar um importante passo em sua vida: a graduação.


Quais informações preciso para começar um projeto estrutural?

Para que se possa elaborar um projeto estrutural de modo adequado, seja ele pequeno, médio ou grande, o engenheiro de estruturas precisa dispor de um conjunto de informações preliminares antes de iniciar seu trabalho, sendo que algumas dessas informações interferem inclusive na própria definição do valor a ser cobrado pelo projeto. Nesse sentido, apresentamos abaixo uma lista das principais informações, com o objetivo de orientar um profissional que está começando nesse mercado, tanto para montar uma proposta para elaboração do projeto, como também na condução do projeto junto ao contratante.

1. Projeto arquitetônico da edificação

Obviamente, é necessário que tenhamos o projeto arquitetônico definido para elaborar os complementares. Todavia, muitas vezes o projetista da estrutura recebe somente o projeto já aprovado na prefeitura, que normalmente sofreu um longo e burocrático processo até sua aprovação. Por conta disso, o arquiteto e o proprietário dificilmente aceitam realizar mudanças na arquitetura já aprovada para melhor adaptação ao projeto estrutural. Embora essa seja uma prática corrente, não é a melhor forma de trabalho. Quanto mais cedo o projetista da estrutura tiver acesso ao arquitetônico, melhor. Quando o arquitetônico ainda é apenas um estudo preliminar ou um projeto básico, já é possível fazer um pré-lançamento da estrutura e fazer pequenos ajustes na arquitetura, mas que podem fazer grande diferença para a solução estrutural, tanto no aspecto de desempenho quanto em economia. Quanto mais oportunidade de ajustar a arquitetura, melhor será a estrutura e a obra. Procure então convencer seu cliente a repassar o projeto arquitetônico o mais breve possível.

2. Laudo de sondagem do terreno

Infelizmente, existe no Brasil uma cultura de que as obras de pequeno porte não precisam desse tipo de laudo. O laudo de sondagem do terreno não pode ser visto como custo extra porque, além de representar um aspecto de segurança para a obra, pode representar também uma economia, visto que reduz a incerteza no dimensionamento. Contratantes de grandes obras sabem muito bem disso e não costumam criar empecilhos para esse tipo de documento. Se o cliente não quiser realizar a sondagem, mostre por meio de casos reais que o valor do ensaio se paga através da economia, além de evitar o risco que uma obra corre quando não há a sondagem prévia do terreno.

3. Levantamento topográfico

Não é exigido em todas as obras, mas quando o terreno é acidentado, é um documento fundamental, pois é utilizado para definir estruturas de contenção, quando necessárias, além das cotas das fundações. Quando você não tem informações sobre o terreno, pode solicitar que o contratante lhe envie fotos para você tomar essa decisão se deve ou não dispor do levantamento topográfico.

4. Obras especiais

Quando as obras são especiais – o caso de barragens, viadutos, pontes, usinas, estações de tratamento – são ainda necessários perfis geológicos, relatórios hidrológicos ou até informações sismológicas. Verifique as exigências antes de iniciar o projeto.

5. Avaliar as características das edificações vizinhas

A maioria das obras construídas em área urbana já tem uma obra ao lado ou certamente ainda vai ter. Quando existem construções adjacentes, o profissional precisa conhecer claramente as condições de projeto e construção dessas obras, antes de começar a elaborar seu projeto. Conhecer essas informações é primordial especialmente quando a obra nova envolve escavações, que podem modificar o estado de equilíbrio das fundações da obra vizinha e provocar danos nessas edificações. Lembre-se que, além do prejuízo físico, existe também um risco à segurança das pessoas que executam a obra ou habitam a edificação vizinha. Para evitar essa situação, recomenda-se estudar os projetos executivos das obras adjacentes bem como fazer uma inspeção prévia para avaliar patologias já existentes.

6. Caracterização do macro ambiente da obra

Para desenvolver o projeto de acordo com a norma NBR 6118 , o engenheiro precisa definir qual é a classe de agressividade ambiental da construção. Esse parâmetro pretende avaliar o risco predominante de deterioração da estrutura, levando em conta aspectos ambientais e geográficos. Para isso, você precisará definir se a obra será erguida em um ambiente considerado rural, urbano, industrial ou marinho. Esses diferentes macro-ambientes influenciam na definição de outros parâmetros de projeto que interferem na durabilidade da estrutura ao longo dos anos, e por isso é fundamental para criar condições em que a estrutura se mantenha estável e segura, sem patologias, dentro pelo menos dos próximos 50 anos. Estude bem as condições ambientais para definir adequadamente a classe de agressividade de acordo com a NBR 6118

7. Planejamento previsto para execução da estrutura

Em termos de desenvolvimento da solução do projeto estrutural há uma enorme diferença se a obra tem uma laje concretada a cada 28 dias ou a cada 7 dias, pois nos dois casos há uma grande diferença na capacidade que as lajes têm em resistir aos carregamentos dos pavimentos superiores, obrigando que haja um sistema de escoramentos suficiente para resistir aos esforços conjuntos da obra naquela fase de execução. De acordo com a norma NBR 14931 , deve ser elaborado um plano de execução da estrutura e um projeto do sistema de formas e escoramentos, com definições sobre o processo de cura de concreto e o prazo para a retirada das formas e escoramentos. Quando o projetista não conhece esse plano de execução, faz o projeto estrutural sem levar em conta essas informações e não tem como garantir que o projeto cumpra os requisitos necessários durante a fase de execução, comprometendo a segurança e a durabilidade. Assim, antes de iniciar o projeto você deve solicitar ao contratante esse plano de execução ou, caso não exista uma documento pronto, estabelecer em reunião com a participação do contratante e do responsável pela execução algumas diretrizes e responsabilidades para cumprimento dos requisitos dessa norma.

8. Prazo desejado para início da obra

Quanto maior o prazo para elaboração do projeto estrutural, melhor e mais econômica é a solução. Não há dúvidas sobre isso. Quando os contratantes não fornecem um prazo adequado para o projeto, o projetista tem menos tempo para avaliar as diversas alternativas possíveis e acaba adotando a primeira solução viável, que dificilmente seria a mais econômica e muitas vezes também poderá não ser a mais funcional. Procure deixar isso muito claro ao cliente com exemplos de projetos em que você teve tempo adequado para trabalhar.

9. Preferências do cliente quanto a solução

Em alguns casos, o cliente tem interesse em optar por um tipo de solução técnica em detrimento de outra. Há ainda circunstâncias em que o contratante prefere evitar uma determinada solução devido a uma experiência ruim em outro projeto ou opta por uma solução com apelo mais comercial que tenha grande impacto no momento da venda do imóvel, como elementos estruturais aparentes e flexibilidade de layout. Procure conhecer as expectativas do cliente quanto às soluções a serem adotadas antes mesmo de iniciar seu projeto.
Todos esses aspectos influenciam na qualidade do projeto que será executado e também no prazo que vai conseguir executar. Com essas informações de antemão é muito mais fácil tomar as decisões, já que há menos risco na hora de fazer a proposta e a própria elaboração do projeto. Um projeto estrutural bem feito deve levar em conta todas essas questões para minimizar os possíveis problemas que o projetista pode encontrar ao longo do caminho, além de ter bem definido alguns pré-requisitos para atuar com projetos estruturais.

Como fazer fundação em terreno firme


Passo 1
O que fazer: Com uma boa limpeza, o terreno ficará preparado para a chegada das máquinas e do pessoal da obra.




Passo 2
O que fazer: Na fase de marcação da casa, tomando por base o projeto, constrói-se um gabarito, em madeira, que vai definir o espaço a ser ocupado pela residência em si. Ele definirá uma área em torno da casa, que vai orientar os trabalhadores com relação ao local onde será preparada a fundação.


Passo 3
O que fazer:  Inicie a abertura das valetas (veja as medidas no projeto). A fundação de uma casa pode ser feita de diversas formas: manual, mecânica, utilizando estacas, etc. A necessidade será definida pela sondagem e pelo projeto estrutural.

Passo 4
O que fazer: Na execução das fundações, o fundo de valas e buracos de sapatas devem ser sempre socados e nivelados.


Passo 5
O que fazer: Depois, devem receber uma camada de brita 2 para que a ferragem seja depositada. Entre a brita 2 e a ferragem devem ser colocados espaçadores plásticos.


Passo 6
O que fazer: Desta forma, o concreto lançado ocupará este espaço entre a ferragem e o solo, evitando o contato desta com a umidade e, conseqüentemente, sua oxidação.


Passo 7
O que fazer: Aguarde no mínimo 28 dias a secagem do concreto das fundações. Após esse período, você poderá iniciar os serviços de erguimento das paredes.


















sábado, 27 de fevereiro de 2016

CASA NA ÁRVORE DE 25 M² COM DIREITO A VARANDA E TUDO!


Na cidade de Barretos, interior paulista, as arquitetas Beatriz Zamperlini e Mariana Zimmermann tiveram apenas uma semana para concluir a obra, que usou três tipos de madeira. A árvore escolhida foi um flamboyant centernário

casa-na-árvore (Foto: Divulgação)

Na varanda da casa, o tronco da árvore Flamboyant se tornou um banco natural. Bonecos enfeitam o banco de jardim (Foto: Divulgação)


Realizar o sonho de duas gerações. Foi assim que as arquitetas Beatriz Zamperlini e Mariana Zimmermann receberam o desafio de construir uma casa na árvore em apenas uma semana em um sítio na cidade de Barretos, interior do estado de São Paulo.

O projeto iria realizar o desejo da filha Letícia, 33 anos, e das netas Isabela, 5, e Vitória, 3, de ter uma casa de boneca em cima de uma árvore. Apesar do prazo curtíssimo, nada poderia ser improvisado. Beatriz e Mariana visitaram o local em busca da melhor árvore e escolheram um flamboyant centenário, com galhos robustos, que suportariam a estrutura da construção.
Como foi feita a casa
Com o desenho em mãos, elas contrataram a marcenaria Pertinaz Brasil para erguer o projeto. Os pilares foram feitos com madeira eucalipto, a estrutura com perobinha, e os acabamentos com pínus. Incluindo a varanda, a casa tem 25 m². “Durante a construção, preservamos totalmente a árvore. Por isso, ripas foram cortadas respeitando os galhos”, conta a arquiteta Beatriz Zamperini.

O prazo foi cumprido à risca por um motivo muito especial. No dia da entrega, Isabela completou 5 anos e ganhou uma festa com o tema acampamento. A casa, claro, abrigou os amigos, a família e virou o ponto alto da festa. Alguma dúvida de que seria um sucesso?

casa-na-árvore (Foto: Divulgação)

Na construção da casa, foram usadas três tipos de madeira: pínus, perobinha e eucalipto (Foto: Divulgação)

casa-na-árvore (Foto: Divulgação)

A escada facilita o acesso das "donas" da casa: Isabela, 5 anos, e Vitória, 3 (Foto: Divulgação)

casa-na-árvore (Foto: Divulgação)

O projeto preservou todos os galhos do flamboyant centenário (Foto: Divulgação)

casa-na-árvore (Foto: Divulgação)

Repare nas janelas com folhas que abrem para dentro: como em uma casa de verdade! (Foto: Divulgação

casa-na-árvore (Foto: Divulgação)

Os brinquedos emóveis infantis decroam o espaço. Tem poltroninha e berço para as bonecas (Foto: Divulgação)

casa-na-árvore (Foto: Divulgação)

O pé-direito de 2,30 metros é confortável também para adultos, que podem acompanhar a brincadeira das crianças (Foto: Divulgação)












Construção civil tem queda no emprego e na atividade


Construção civil

Construção civil: a utilização da capacidade de operação ficou em 56%, 10 pontos percentuais abaixo da média da série histórica iniciada em janeiro de 2012


A indústria da construção começou o ano com queda na atividade e no emprego, informou hoje (26) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A Sondagem Indústria da Construção mostra que o indicador de evolução do nível de atividade registrou 33,6 pontos e o de evolução de número de empregados assinalou 33,8 pontos em janeiro.
Os índices de evolução do nível de atividade e do número de empregados variam de 0 a 100 pontos. Quanto mais abaixo dos 50 pontos, mais intensa e disseminada é a queda da produção e do emprego.
Os índices de atividade, cuja série começou em dezembro de 2009, e o de emprego, iniciada em janeiro de 2011, continuam no mesmo patamar de dezembro e se mantêm próximos ao piso da série histórica, informou a CNI.
Pessimismo
A utilização da capacidade de operação ficou em 56%, 10 pontos percentuais abaixo da média da série histórica iniciada em janeiro de 2012.
As expectativas dos empresários em fevereiro para os próximos seis meses são negativas em todos os indicadores, que estão abaixo da linha dos 50 pontos.
Enquanto o índice de perspectivas para o nível de atividade ficou em 39,8 pontos, o do número de empregados assinalou 38,5 pontos e os de novos empreendimentos e serviços e o de compras de insumos e matérias-primas acusaram 38,1 pontos.
De acordo com a CNI, a combinação do baixo desempenho da indústria da construção com o pessimismo em relação aos próximos meses deixa os empresários do segmento menos propensos a investir.
O índice de intenção de investimento ficou em 25,9 pontos em fevereiro.
O indicador também varia de 0 a 100 pontos e, quanto mais baixo, menor é a propensão dos empresários para investir nos próximos seis meses.
A edição da Sondagem Indústria da Construção foi feita entre 1º e 18 de fevereiro com 590 empresas, das quais 178 de pequeno porte, 268 médias e 144 grandes.

Conheça 4 vantagens de pesquisar o cimento certo na hora de reformar


Organizar a reforma com carinho e pensar em cada detalhe ajuda a poupar tempo e dinheiro
 Organizar a reforma com carinho e pensar em cada detalhe ajuda a poupar tempo e dinheiro

Uma obra bem feita pode durar a vida toda. Na hora de organizar uma reforma, é importante pensar em cada detalhe e valorizar o momento da escolha de material. Acertar na compra do cimento evita desperdícios e facilita a sua vida. Confira por que é tão importante encontrar o cimento mais adequado para cada tipo de obra:
1, Otimização de tempo
Alguns tipos de cimento são versáteis, para obras rápidas e com secagem a jato; outros, mais pesados, são feitos para reparos e reformas com secagem mais lenta. Usar o cimento adequado otimiza o andamento da obra e poupa o seu tempo.
2, Menos desperdício
Cimentos para obras especiais, como blocos estruturais, são mais resistentes do que os usados em obras simples (como um reboco ou um pequeno reparo), para que não quebrem e não sejam danificados. Escolher o cimento certo evita que o material seja desperdiçado e que a obra precise ser refeita.
3, Mais segurança
Grandes obras estruturais pedem mais solidez e mais resistência do que reformas e reparos menores, certo? Além disso, obras em ambientes agressivos (próximas de esgotos ou da água do mar, por exemplo) precisam de um material específico, resistente às substâncias externas. Usar o cimento inadequado para uma obra desse porte pode ser perigoso.
4, Mais economia
Acertar no cimento logo de cara dispensa a necessidade de manutenção em curto prazo, diminuindo os gastos com a obra.
Para não ter erro
Votorantim Cimentos agora tem um cimento perfeito para cada obra. As novas embalagens detalham qual é o melhor produto para cada tipo de aplicação, facilitando a compra e deixando a obra com mais qualidade com o cimento certo. Entenda abaixo as classificações e acerte em cheio quando for reformar:
OBRAS ESTRUTURAIS: Cimento para obras de estruturas fortes, ideal para fundações, pilares, vigas e lajes.
TODAS AS OBRAS: Cimento com secagem rápida para uso geral, versátil, que oferece maior produtividade e menor tempo de obra. Ideal para reboco, contra-piso e lajes.
OBRAS BÁSICAS: Cimento para reparos e reformas com secagem mais lenta. Recomendado para pequenos reparos, para fazer calçadas, chapisco, juntamento de telhas e assentamento de blocos.
OBRAS ESPECIAIS – INDUSTRIAL e INDUSTRIAL MEIOS AGRESSIVOS: Cimentos para alta produtividade com desforma rápida, menos desperdício com quebra das peças e economia de cimento por otimização de traço com maior resistência. Produto ideal para a fabricação de pavers, blocos estruturais, pré-moldados e artefatos de cimento.

     Cimentos Votorantim: novas embalagens facilitam na hora da compra



Lista traz as melhores cidades do mundo em qualidade de vida; Brasil vai mal

As cinco melhores colocações ficaram com Viena, no topo do ranking, que é seguida por Zurique (Suíça), Auckland (Nova Zelândia), Munique (Alemanha) e Vancouver (Canadá).
Do portal Uol
Top 10? Top 20? Top 50? Nada disso. Os municípios brasileiros não se saíram bem no ranking das cidades com melhor qualidade de vida do mundo. Não figuram nem entre as cem melhores segundo pesquisa realizada anualmente pela Mercer, uma consultoria global de recursos humanos.
A cidade brasileira mais bem colocada é Brasília, que ocupa a 106ª colocação. Em 117º lugar, está o Rio de Janeiro. São Paulo aparece na 121ª posição, enquanto Manaus, na 125ª.
Os quatro municípios ficaram atrás de cidades dos vizinhos sul-americanos, como Montevidéu (78º lugar), Buenos Aires (93º) e Santiago (94º).
As cinco melhores colocações ficaram com Viena, no topo do ranking, que é seguida por Zurique (Suíça), Auckland (Nova Zelândia), Munique (Alemanha) e Vancouver (Canadá).
O estudo, que está em sua 18ª edição, avaliou a qualidade de vida em mais de 440 cidades no mundo e elencou as 230 melhores. Foram levados em consideração pontos como: condições sociais, econômicas, de saúde, educação, moradia e meio ambiente.
A pesquisa é feita para ajudar multinacionais e empresários a avaliarem melhor para onde devem mandar seus funcionários e quanto devem pagar a eles.
Veja abaixo os dez melhores colocados, a posição das cidades brasileiras, de algumas sul-americanas e dos municípios que ficaram na parte mais baixa da lista:   
1º Viena (Áustria)
2º Zurique (Suíça)
3º Auckland (Nova Zelândia)
4º Munique (Alemanha)
5º Vancouver (Canadá)
6º Dusseldorf (Alemanha)
7º Frankfurt (Alemanha)
8º Genebra (Suíça)
9º Copenhague (Dinamarca)
10º Sydney (Austrália)
78º Montevidéu (Uruguai)
93º Buenos Aires (Argentina)
94º Santiago (Chile)
106º Brasília
117º Rio de Janeiro
121º São Paulo
125º Manaus
226º Cartum (Sudão)
227º Porto Príncipe (Haiti)
228º Saná (Iêmen)
229º Bangui (República Centro-Africana)
230º Bagdá (Iraque)
Matéria publicada originalmente no portal UOL.

Centro comunitário sustentável é construído usando apenas materiais que iriam para o lixo


Os itens que você joga no lixo podem servir para muitas coisas. Depois de transformar os resíduos em sapato e até arte de rua, os habitantes do Malawi deram uma nova utilidade ao lixo nosso de cada dia: ele está sendo usado para a construção de um centro comunitário sustentável no país.
O espaço terá como objetivo prestar alguns serviços básicos à população carente da região de Mzimba. A sustentabilidade da construção não fica apenas nos materiais utilizados, mas também em seu funcionamento. O Centro Comunitário Kapita Earthship irá contar com estufas de alimentos, sistema de captação de água da chuva e painéis para captação de energia solar e promete oferecer água, energia, alimentos e outros recursos à população da região. O projeto inclui até mesmo uma escola e um posto médico, que devem melhorar a qualidade de vida dos habitantes do local. Ao todo, 38 comunidades serão atendidas no centro comunitário.
Parte das obras está sendo viabilizada pelo escritório Earthship Biotecture, mas, para que a construção seja finalizada, ainda é preciso arrecadar U$ 60.000 (cerca de R$ 160.000) em doações, além de reunir 40 voluntários para trabalhar no local. O espaço está sendo projetado em formato de flor e conta com a participação da população na construção, fazendo com que o envolvimento do povo se dê desde o início do projeto.
Matéria originalmente publicada no portal Hypeness

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

12 Passos para um projeto de Qualidade


Um projeto de qualidade, realizado por Engenheiros e Arquitetos habilitados, não é apenas um ótimo investimento, mas uma necessidade. O preço do projeto representa aproximadamente 5% do custo total da obra, por exemplo, se você faz uma residência que custará 100 Mil Reais o custo de projeto será em torno de 5 Mil Reais. Construir sem um projeto pode trazer aborrecimentos, novos custos, entre outros prejuízos inestimáveis.
Passo 1
O que fazer: Quando falamos no projeto da residência, na verdade estamos incluindo um conjunto de projetos que incluem o Projeto Arquitetônico, o Projeto Estrutural, o Projeto Elétrico, o Projeto Hidrossanitário, o Projeto de Telefonia, de Ar Condicionado, e outros que devem complementar esse conjunto em função do que se deseja construir.
Passo 2
O que fazer: Nos casos comuns de residências e pequenas construções residenciais e comerciais, os cinco primeiros projetos acima relacionados são suficientes.
Passo 3
O que fazer: O primeiro projeto, que serve de base para os demais, é o Projeto Arquitetônico. Normalmente elaborado por um arquiteto, ele é a materialização de uma ideia, aliada a aspectos técnicos, como funcionalidade, conforto, estética, salubridade e segurança, além de outros aspectos legais.
Passo 4
O que fazer: Nele estão representados os cômodos com suas divisões, dimensões e áreas, além das peças sanitárias dos banheiros e áreas de serviço e a disposição do mobiliário. Tudo isto em planta (horizontal) e em cortes (vertical). Incluem-se também nesse projeto a locação do terreno, o detalhamento do telhado e as fachadas.
Passo 5
O que fazer: O Projeto Arquitetônico deve ser aprovado pelo órgão competente da Prefeitura Municipal, podendo o custo dessa aprovação estar ou não incluído nos serviços do arquiteto.
Passo 6
O que fazer: Com o Projeto de Arquitetura aprovado, começa a elaboração dos projetos complementares, por engenheiros civis e eletricistas, que deverão atender rigorosamente ao Projeto Arquitetônico em todos os seus detalhes e especificações.
Passo 7
O que fazer: O Projeto Estrutural, conhecido como Cálculo Estrutural, é o dimensionamento das estruturas, geralmente de concreto armado, que vão sustentar a edificação, transmitindo suas cargas ao terreno.
Passo 8
O que fazer: Elaborado por um engenheiro civil, esse projeto é de fundamental importância, pois é o responsável pela segurança do prédio contra rachaduras (trincas) e desabamentos.
Passo 9
O que fazer: Uma estrutura com elementos superdimensionados representa custos altos e não significa obrigatoriamente segurança. Por isso, é necessário um perfeito equilíbrio entre o concreto e o aço dentro dos elementos estruturais para que a obra seja considerada segura e evita problemas de trincas.
Passo 10
O que fazer: O Projeto Estrutural necessita também de um Laudo de Sondagem, documento confeccionado por empresas especializadas, que apresenta o perfil do subsolo, com suas camadas e respectivas resistências à compressão. Sem ele, o engenheiro projetista de estruturas deverá prever, por medida de segurança, resistências do solo inferiores, aumentando absurdamente e conseqüentemente as bases das fundações.
Passo 11
O que fazer: O Projeto de Instalações Elétricas deve ser elaborado por um engenheiro elétrico. Trata-se do dimensionamento das cargas elétricas, fios, eletrodutos, disjuntores e vários outros elementos. É também muito importante, pois uma instalação mal dimensionada e mal executada, mesmo com material de qualidade, pode gerar grandes despesas e até acidentes de grandes proporções, como incêndios.
Passo 12
O que fazer: O Projeto de Instalações Hidrossanitárias pode ser feito por um engenheiro civil ou arquiteto. É o responsável pelo bom dimensionamento das tubulações de água e esgotos sanitários e pluviais, promovendo economia, conforto e higiene. Casos comuns de pouca pressão de água em chuveiros e mau cheiro em ralos podem ser resultado da falta de um Projeto Hidrossanitário adequado.

China Constrói Ponte Transparente com 430 m de Comprimento


Imagem do Dia: China Constrói Ponte Transparente com 430 m de Comprimento


Foi recentemente anunciada como sendo a Ponte de Vidro Mais Longa do Mundo e será construída sobre um desfiladeiro do Parque Natural de Zhangjiajie, na província de Hunan. O tabuleiro, com uma largura de 6 metros e totalmente transparente, ficará localizado uns vertiginosos 300 metros acima do nível do solo. A estrutura, atirantada, foi dimensionada para uso exclusivamente pedonal, tendo sido projetada pelo gabinete israelita Haim Dotan.


Imagem do Dia: China Constrói Ponte Transparente com 430 m de Comprimento


Imagem do Dia: China Constrói Ponte Transparente com 430 m de Comprimento


Imagem do Dia: China Constrói Ponte Transparente com 430 m de Comprimento


Imagem do Dia: China Constrói Ponte Transparente com 430 m de Comprimento


Imagem do Dia: China Constrói Ponte Transparente com 430 m de Comprimento


Imagem do Dia: China Constrói Ponte Transparente com 430 m de Comprimento

























Top 10 maiores obras da engenharia no mundo


Estão em destaque nesta seleção, as 10 maiores obras da engenharia no mundo. Embora existam alguns projetos de engenharia incríveis, os 10 maiores são impressionantes. Não somente pela grandiosidade, mas pelo avanço do homem ao fazer projetos em escalas espacial. Estes projetos são espantosos em escopo e tamanho, seja nos rios, oceanos, desertos ou a temperaturas abaixo de zero. Confira:


10°  Estação Espacial Internacional


estacao espacial internacional entre as maiores obras da engenharia no mundo

estacao espacial internacional 2 entre as maiores obras da engenharia no mundo


Em cooperação com os cosmonautas russos, os astronautas americanos iniciaram o trabalho na estação espacial permanente em 1998. E esteve em operação desde novembro de 2000.
É chamada estação Espacial Internacional porque 15 nações tomam parte em seus programas. E tem acomodação permanente para 6, e acomodação de curta duração para até 15 quando um ônibus espacial visita.
Na Estação Espacial Internacional, ISS, cientistas realizam pesquisas e experimentos que são impossíveis de realizar na Terra. O objetivo da ISS é fazer possível, por longo prazo, a explorar o espaço e permitir o avanço dos estudos de como os humanos lidam vivendo e trabalhando fora do planeta.
Esta pesquisa é necessária para uma futura exploração humana do espaço. Com isso, novos materiais e tecnologia serão testados. A Estação Espacial Internacional é o maior projeto espacial até agora realizado e é a maior estrutura já a orbitar a Terra. É uma instalação de pesquisa de 400 km acima da Terra operada em conjunto por agências espaciais de 16 países.


9°  Hidrelétrica das Três Gargantas


Tres Gargantas uma das maiores hidreletricas do mundo


Ela é considerada o maior projeto de engenharia da China desde a Grande Muralha. A Hidrelétrica das Três Gargantas é a maior do mundo, com quase 2.335 metros de extensão, e uma 181 de altura.
Com ela foi criado um reservatório grande suficiente para grandes navios de carga viajar para o interior. Na realidade, a barragem também foi criada para produzir cerca de 10% do fornecimento de eletricidade da China.


8°  Big Dig


big dig entre as maiores obras da engenharia no mundo


big dig 2 entre as maiores obras da engenharia no mundo


É um dos projetos de engenharia mais complicados do mundo, projeto de rodovia mais caro dos Estados Unidos. Big Dig de Boston tem tantos componentes complexos, que é difícil para explicar. , Ele transformou a estrada Inter state 93 em um túnel de 5,6 km sob a cidade, construiu também o túnel Ted Williams, a ponte sobre o Rio Charles e o Rose Kennedy Greenway. A projeto também incluiu reorganizar séculos de gás, água, telefones elétricos e linhas de cabo da estrada que é considerada o coração de Boston.
Outro desafio é obliterando a principal rota de trânsito da cidade em criar uma nova paisagem que finalmente terá verde público e espaço de parques.




7°  Repositório de Resíduo Nuclear da Montanha Yucca


Repositorio de Residuo Nuclear da Montanha Yucca 2 entre as maiores obras da engenharia no mundo

Repositorio de Residuo Nuclear da Montanha Yucca entre as maiores obras da engenharia no mundo

O repositório proposto é projetado para armazenar resíduo nuclear que está atualmente sendo armazenado em mais de 121 locais em torno dos Estados Unidos. O projeto diminuiu o longo do caminho desde fevereiro de 2010, após anos de problemas jurídicos e políticos. Algo próximo a US$ 9 milhões já foi gasto no projeto.



6°  Canal Dubai


canal marina dubai 2 entre as maiores obras da engenharia no mundo

canal marina dubai entre as maiores obras da engenharia no mundo

É um projeto grande de engenharia de Dubai e espetacular em geral. O Canal Árabe está trabalhando muito para terminar o restante dos projetos que envolve a água no deserto de Dubai. E seria o maior canal feito pelo homem do mundo com 74 mil km de comprimento, e trará água para o interior, para criar um oásis de deserto planejado ao longo das margens do canal.



5°  Canal do Panamá


canal do panama 2 entre as maiores obras da engenharia no mundo

canal do panama entre as maiores obras da engenharia no mundo

O Canal Panamá tem sido chamado de oitava maravilha do mundo. E criou um impacto sobre rotas comerciais entre o Oceano Pacífico e Atlântico. Um atalho também foi criado através do Istmo do Panamá que está apenas 50 milhas em seu ponto mais largo por este canal.
Isto diminuiu o tempo de viagem em cerca de metade para navios de carga, desde que navios não precisam mais navegar ao redor da América do Sul em alcançar o Oceano Pacífico de New York.



4°  Caminho Através do Estreito de Bering


tunel estreito bering entre as maiores obras da engenharia no mundo

Seria possível uma ponte ou túnel ligando a Europa e América do Norte? O projeto foi originalmente lançado por Czar Nicholas II na Primeira Guerra Mundial e está ganhando tração na forma de um túnel que permitiria a passagem entre os 2 continentes através do estreito, partindo do Alaska(EUA) até a Sibéria (Russia). Os países interessados tem outras prioridades, mas o projeto continua em desenvolvimento com previstos 80 km de túnel.




3°  Trem Transatlântico


trem transatlatico 2 entre as maiores obras da engenharia no mundo

trem transatlatico entre as maiores obras da engenharia no mundo

O projeto permitira viajar em New York e de volta a Londres em menos de uma hora. O Trem Transatlântico proposto estará viajando 6.500 km por hora ao longo de um túnel oceânico submerso. Para ser exato, seria capaz de viajar entre as duas principais cidades em 54 minutos. No entanto, há complicações que devem ser trabalhadas, sem contar o custo enorme de 100 U$ bilhões.



2°  Sistema de Metrô de New York


sistema de metro de nova iorque entre as maiores obras da engenharia no mundo

sistema de metro de nova iorque 2 entre as maiores obras da engenharia no mundo

O sistema de Metrô de New York é o maior sistema de metrô nos Estados Unidos e o quarto maior do mundo. E opera aproximadamente 6.500 carros em mais de 1.100 km de trilhos. É administrado pela Autoridade de Transporte Metropolitano e propriedade de New York. Os trens funcionam 24 horas por dia, 365 dias por ano.




1°  Sky Cities


sky city  2 entre as maiores obras da engenharia no mundo


sky city entre as maiores obras da engenharia no mundo

Eles criarão um conceito de espaço residencial e comercial, que será uma solução para as previsões de superlotação das grandes metrópoles. É uma proposta de engenharia futurista para edifícios modernos que se ergueriam sobre a Terra.
Os engenheiros estão ocupados exercendo seus cérebros para novos projetos, e a maior aposta é que a cidade cresça pelo céu já que os sistemas de metrôs atuais estão ocupando o subsolo. Isto é para desafiar o mundo e a física.